• O que é a ouvidoria?

    A ouvidoria é a voz do cidadão na UFAM!

    Por meio dela, servidores e comunidade podem expressar opiniões, fazer reclamações, denúncias e sugerir melhorias em relação a todas as atividades da Universidade.


    • Qual o papel da ouvidoria?

    Ela é  responsável por receber, analisar e encaminhar demandas, acompanhar providências tomadas, analisar o grau de satisfação da comunidade como um todo e preparar relatórios propositivos de melhoria para serem apresentados à Gestão Superior da Ufam.

     

    • Como funciona?

    A ouvidoria é um órgão de natureza mediadora, trabalha de forma imparcial e visa garantir os direitos do cidadão de manifestação e informação.

     

    • É possível fazer uma denúncia anônima?

    Sim. Entretanto, somente prosseguirão depois de elementos suficientes que possibilitem a adoção de medidas destinadas e a sua apuração pela autoridade competente. A Constituição desencoraja o anonimato, pois, dessa forma, o usuário não tem como receber um retorno do andamento da situação.

     

    • A ouvidoria mantém os dados em sigilo?

    A Ouvidoria é fiel à ética e respeito aos direitos humanos, suas ações são sigilosas e confidenciais. O acesso aos dados pessoais é feito somente se houver necessidade de identificação do manifestante para o andamento do processo.

     

    • Quando recorrer à ouvidoria?

    Quando quiser fazer uma manifestação - elogio, crítica, solicitação, sugestão, reclamação ou denúncia sobre assuntos pertinentes à Universidade, aos seus diversos órgãos, aos servidores e à comunidade. Exceto no caso de informações que podem ser respondidas por professores, coordenações, departamentos, faculdades ou reitoria.

     

    • O que não é função da ouvidoria?
    1. Imediatismo
    2. Assistencialismo
    3. Paternalismo
    4. Marketing promocional
    5. Consultas ou informações
    6. Denúncias de irregularidades
    7. Auditoria
    8. Discutir opiniões
    9. Dizer qual idéia considera certa ou errada
    10. Exercer poderes coercitivos para modificar, anular ou revogar atos

     

    • Como entrar em contato com a ouvidoria?

    A ouvidoria funciona no Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, setor norte, Novo Prédio da Administração da Ufam, 3º andar/sala 03.

    site: www.ouvidoria.ufam.edu.br – e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    fone (92) 3305-1491