Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Primeira Notícia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

OGU lança novas orientações para implantação de unidades de Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral da União (OGU) divulgou (em 27/02/12) a edição revisada e ampliada da 5ª edição da cartilha “Orientações para Implantação de uma Unidade de Ouvidoria”. O objetivo da publicação é servir de parâmetro para aqueles que desejam implantar uma unidade de ouvidoria, não só nos órgãos do Poder Executivo Federal, mas também nos poderes Legislativo e Judiciário, e nos estados e municípios.

O trabalho de revisão do documento levou em consideração o conhecimento produzido com a experiência de institucionalização das novas ouvidorias públicas, nos últimos anos, bem como a crítica de conceitos até então naturalmente aceitos.

A cartilha deverá ser publicada em meio impresso em maio de 2012. Sua disponibilização apenas em versão digital visa colher sugestões e críticas ao texto, as quais poderão ser encaminhadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Com a finalidade de contribuir para a divulgação da experiência das ouvidorias, bem como de disponibilizar fontes para a elaboração de documentos e modelos próprios de cada ouvidoria, também são disponibilizados, abaixo, os normativos de criação/organização de ouvidorias. As referências são apenas ilustrativas e, a essa listagem inicial, serão adicionados os normativos das demais ouvidorias públicas em âmbito federal.

Anac

ANS

Anatel

IPEA

MCTI

MPS

OGE/MG

OGE/MG2

UFRJ

registrado em:
Fim do conteúdo da página